Cold Mail: o que é e como aplicar? Veja 5 modelos prontos e comece hoje mesmo

Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook

Conteúdo

Cold mail pode ser definido como uma tentativa (via email) de contato com um possível cliente, que você nunca conversou antes, com intuito de vender seu produto ou serviço. Essa estratégia, entretanto, requer alguns cuidados.

 

Prospectar clientes por email não é nenhuma novidade. Basicamente desde que o correio eletrônico se popularizou essa é uma estratégia válida e bastante popularizada.

 

Com o passar dos anos, porém, e por conta da mudança do perfil dos consumidores, essa tática acabou sofrendo mutações – mas sem deixar de ser usada.

 

O chamado cold mail é uma prática importante e serve para atrair pessoas que ainda não conhecem a importância daquilo que você está vendendo. É o momento, então, de causar um bom impacto inicial: ser atrativo e entregar algum valor às pessoas.

 

A missão não é das mais fáceis – mas vale a pena tentar. Neste artigo, falaremos dos benefícios desta prática e daremos alguns modelos prontos para você começar a prospectar novos consumidores.

 

Vamos conferir?

 

Boa leitura!

 

O que é cold mail e quais os desafios que ele precisa vencer?

Cold mail 1

 

Cold mail é a estratégia que tem como objetivo abordar potenciais clientes, que nunca tiveram qualquer tipo de contato com a marca, através de um email que seja interessante e atrativo.

 

É uma das estratégias de marketing mais utilizadas e, se feita da maneira correta, despertando a curiosidade das pessoas, traz muitos benefícios para a empresa.

 

Todavia, é necessário que o cold mail vença alguns desafios para que esse lead seja de fato um prospect  apto a receber a ligação do seu time de SDR.

 

O principal deles é, sem dúvida alguma, encontrar as pessoas certas. Achar aqueles que realmente têm a dor que você abordou no seu email e que reconhecem que você tem potencial para resolvê-la.

 

Mas mesmo com esses requisitos preenchidos não significa que você acertou o alvo em cheio. Se você não estiver falando com um tomador de decisão, então pode ser que suas tentativas acabem sendo em vão.

 

Caso você não esteja falando com um diretor de alguma área que tenha a ver, ou com o CEO da empresa, é bem possível que você não consiga avançar na sua tentativa de venda.

 

Inteligência para ser assertivo em seu cold mail

 

É preciso ter inteligência para criar bons cold mail. Você tem (muito provavelmente) uma chance só com este lead – e por isso não pode vacilar.

 

O passo inicial é personalizar a mensagem para o destinatário – e aqui não falamos somente em chamar a pessoa pelo nome. É preciso deixar claro o porquê você está entrando em contato. 

 

Aqui – e em todo o processo – é importante você ter bem mapeada quem a persona dos seus negócios. Assim, você saberá quais dores previsivelmente ela terá, e será mais fácil ser assertivo em seu cold mail.

 

Apresente-se, diga brevemente quem você é e como você tem capacidade de ajudar essa pessoa. Faça isso oferecendo uma solução interessante, até mesmo uma espécie de convite breve, objetivo e direto, chamando a pessoa para conhecer mais sobre o que pode ajudá-lo de fato.

 

5 modelos prontos de cold mail para você captar clientes

 

Cold mail 2

 

Agora que você já entendeu os pré-requisitos de um bom cold mail, vamos a alguns modelos prontos para você iniciar a captação de clientes na sua empresa?

 

Baixe modelos de cold mail para todas as etapas do seu processo de vendas.

 

Separamos 5 para você, em diferentes situações. Veja:

 

1 – Imagem de autoridade

 

Nota: aqui, compartilhe de forma objetiva algum case ou a sua experiência na área em que esse potencial cliente atua.

 

Assunto: [Fale de algum ganho imediato da sua solução em poucas palavras]

 

Olá [nome lead], tudo bem?

 

Eu me chamo [seu nome] e sou da empresa [nome da empresa]. Nós, aqui, atendemos empresas/pessoas que têm [cite duas dores mapeadas de seus atuais clientes].

 

Ao longo dos anos atendendo tantos clientes aprendemos que [cite uma dor] impede de melhores resultados por não existir uma solução para este problema.

 

Em contrapartida, quem conseguiu aplicar [cite um benefício do seu produto ou serviço], teve ganhos de até [cite porcentagem] em [cite tempo]..

 

Entendo que você possa estar passando por questões semelhantes ao primeiro caso, e nós da [nome da empresa] podemos ajudá-lo de forma ágil e eficiente.

 

Você teria disponibilidade para conversarmos por cerca de 15 minutos nos próximos dias? 

 

Deixo o link de minha agenda pública caso queira marcar um dia e horário: [LINK]

 

Ou então responda à este email. Estou à disposição para conversar.

 

Obrigado e tenha um bom dia!

 

[Assinatura]

 

GIF Programa de Aceleração em Prospecção

 

2 – Oferta de diagnóstico

 

Nota: aqui você será mais incisivo e direto. Colocará mais rapidamente as cartas na mesa. É um modelo que serve mais para vendas B2B.

 

Assunto: Em 15 minutos sua empresa pode crescer

 

Olá, [nome do lead], tudo bem com você?

 

Eu sou da [nome da empresa] e ajudo empresas como a sua a obter melhores resultados em [cite a principal dor que sua solução resolve].

 

Tomei a liberdade de mandar este email para oferecer um diagnóstico totalmente gratuito, pois acredito que vocês podem ter um desempenho muito melhor do que o atual, inclusive [citar algum benefício como redução de custos ou produtividade, por exemplo].

 

Você teria disponibilidade para conversar por 15 minutos comigo? 

 

Envio link de minha agenda pública para você marcar a melhor data: [LINK].

 

Ou então responda à este email, caso preferir. 

 

Estou à disposição para conversarmos e crescermos juntos neste ano.

 

Sucesso e grande abraço.

 

[Assinatura]

 

3 – Foco específico

 

Nota: aqui você ataca uma dor específica, mapeada de acordo com o perfil do seu cliente atual.

 

Assunto: [Fale do problema em poucas palavras]

 

Olá, [nome do lead], tudo bem?

 

Conversando com gestores da área de [área do lead], percebi que um desafio muito comum é o de [citar a dor específica], o que acaba gerando [citar consequência].

 

Como vocês têm contornado essas questões no dia a dia?

 

Nós da [cite sua empresa] temos ampla experiência ajudando empresas com a mesma dor [faça hiperlink para algum case], ajudando a mantê-las competitivas e apoiando seu crescimento.

 

Você tem disponibilidade para falar comigo por 15 minutos para eu mostrar como, na prática, isso pode ser aplicado na sua empresa?

 

Responda à este email caso deseje conversar ou então marque o melhor dia e horário em minha agenda pública que está aqui: [LINK]

 

Estou à sua disposição.

 

Sucesso e um grande abraço.

 

[Assinatura]

 

A busca pelo decisor

 

Nota: aqui serve para abordagem em basicamente qualquer email que você conseguir de uma empresa – até mesmo uma caixa de contato. Você está em busca de um cargo de tomada de decisão.

 

Assunto: Conversa de valor

 

Olá, tudo bem?

 

Gostaria de estabelecer uma conexão com vocês mas estou um pouco perdido sobre quem eu devo abordar para falar sobre [cite algum benefício que sua solução oferece].

 

Você seria a pessoa mais indicada para tratar sobre este assunto? Se não, com quem eu poderia falar?

 

Obrigado desde já e tenha um bom dia!

 

[Assinatura]

 

Follow up de cold mail

 

Nota: aqui você fará uma última tentativa. Mas faça somente com aqueles que abriram o seu email, mas não responderam. Até porque, ninguém quer passar uma imagem desagradável, certo?

 

Assunto: (sem assunto) – sim, o assunto do email é: (sem assunto)

 

Olá, [nome do lead], tudo bem?

 

Você recebeu meu último email falando sobre [cite assunto do email]?

 

Estou com espaço na minha agenda nos próximos dias para falarmos de [cite a dor abordada no último email] e sobre como isso pode ser corrigido de maneira ágil e eficiente.

 

Vamos conversar por 15 minutos sobre este assunto relevante para você/a empresa?

 

Permaneço à disposição.

 

Grande abraço e tenha um bom dia.

 

[Assinatura]

 

 

Com estes templates prontos você torna muito mais ágil e eficiente as suas estratégias de cold mail.

 

Aproveite para entender o que é CRM e como um sistema com agenda pública e rastreamento de abertura de emails ajuda você a agilizar seus contatos de cold mail.

 

Obrigado por ler até aqui!

 

*Este guest post foi escrito pelo CRM PipeRun.

Quer aprender a prospectar?

Treinamento Online Gratuito para Pré Vendedores

Clique no boão abaixo, aproveite é GRÁTIS!