Como Vender Mais Em Momentos Incertos?

Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Conteúdo

Saber como vender mais é uma constante no dia a dia de empresas. Independente do seu porte, essa sempre será uma das variáveis mais determinantes para o crescimento do mesmo.

Desse modo, é necessário que você desenvolva novas formas de otimizar essa tarefa. As possibilidades são enormes e, quando bem calculadas, podem gerar resultados surpreendentes.

Portanto, descubra quais são as estratégias que podem ser traçadas e como aplicá-las.

Mantenha sempre suas ofertas diversificadas

Essa dica é especial para negócios que já estão no mercado por um certo tempo. Nesses casos, pode ser interessante mapear os produtos que o mesmo oferece e analisar o que pode ser otimizado.

Ainda, veja se não é possível adicionar novos produtos ou serviços no seu catálogo. Isso pode chamar atenção tanto de clientes antigos, como captar novos clientes. Essa é uma estratégia bastante utilizada por muitas empresas.

Além disso, você pode trabalhar em cima do número de demandas. Se algum objeto não está dando o resultado que você queria, talvez valha a pena pensar em formas de melhorá-lo. Pois provavelmente algo nele não está agradando a clientela.

Banner PAP

Como vender mais: Trabalhe em cima dos seus clientes mais presentes no momento

Quando se fala em vender mais, muitas profissionais pensam em várias formas de captar novos clientes. Isso sem sombra de dúvidas é uma atitude válida. No entanto, vale a pena lembrar que o aumento do lucro do seu negócio não depende só de uma grande quantidade de clientes.

Portanto, fique ciente de que para saber como vender mais, é necessário pensar um pouco mais além. E ainda, criar o hábito de mensurar os resultados do seu empreendimento.

Então, no caso do seu público, você pode aplicar um indicador chamado de Custo de Aquisição de cliente, CAC. Com ele, se tem uma ideia mais concreta do quão efetivo é aumentar sua base de clientes, no determinado momento.

Isso é importante, tendo em vista que você pode descobrir que está tendo muito mais gastos do que ganhos de fato. Kotler dizia que buscar clientes novos custa 5 a 7 vezes mais do que investir em um já presente.

Também, outra dica se baseia no princípio de Pareto, da regra dos 80/20. Criado pelo consultor de negócios, Joseph Juran, que deu o nome em homenagem a um economista da Itália, Vilfredo Pareto.  Se você não conhece, fique tranquilo porque ela é bem simples. Esse conceito afirma que na área de vendas, 20% dos clientes são responsáveis por 80% de todo seu lucro.

Desse modo, vale muito mais a pena trabalhar em novas estratégias em cima desses 20%. Investir neles te dará um resultado mais promissor do que buscar novos clientes em potencial.

Como vender mais: Entenda o funcionamento do seu negócio por completo

Como vender mais 1

Essa dica funciona para qualquer tipo de negócio. No entanto, se o seu empreendimento é sazonal, ela é ainda mais importante. Isso porque você precisa ficar atento ao pico de vendas de cada produto ou serviço ofertado.

Assim, conhecendo bem o que afeta o desempenho da sua empresa, você consegue criar estratégias para o mesmo. Só é possível aumentar o número de clientes, quando esses fatores já estão bem definidos, caso contrário, qualquer investimento poderá ser em vão.

Então, se seu negócio sem encontra em um período de declínio nas vendas, uma alternativa é trabalhar com descontos, marketing ou sistema de recompensas. Essas ações serão voltadas para que o lucro final não seja tão afetado.

Além disso, é necessário que você estude esse funcionamento para que possa desenvolver uma previsão. Desse modo, das outras vezes que esse comportamento se repetir, você estará preparado para lidar com as consequências.

Não deixe de investir seu tempo nisso. Muitas empresas conseguem se manter em tempos de queda de venda, graças às estratégias elaboradas com antecedência.

Sempre que possível faça um ajuste nos preços  de seus produtos e serviços

Um dos grandes empecilhos na hora de se estudar como vender mais, pode ser o preço do seu produto ou serviço. A depender da situação, seus clientes podem não estar satisfeitos com os valores que você está disponibilizando.

Então, essa deve ser uma preocupação constante para quem é empreendedor. Se sentir que seu público está se afastando, analise como anda o seu sistema de preços.

No entanto, cuidado. Esse esquema serve para os dois lados. Não coloque valores muito baixos em seus produtos. Assim, você pode acabar tendo muitos gastos e prejuízos. Ainda que algumas pessoas comprem mais sua mercadoria, pode ser que isso não seja o suficiente.

Além disso, ao perceber essa desvantagem, talvez você se apresse em aumentar esses preços, e acabe afastando ainda mais o público. Tudo é questão de equilíbrio.

Desse modo, estabeleça sempre valores que vão ser interessantes para o consumidor e para você. Confira alguns indicadores que você deve incluir nos seus estudos.

  •           Custos variáveis;
  •           Projeção do ponto de equilíbrio;
  •           Análise da concorrência de mercado;
  •           Valor das vendas;
  •           Margem de contribuição;
  •           Deduções.

O preço é uma das ferramentas mais importantes dentro da negociação. E como mostra no livro de CEO da universidade, o Hipercrescimento, é fundamental para aumentar as negociações e fazer com que uma empresa estagnada obtenha crescimento exponencial de até 10 vezes. 

Como vender mais: Faça uso de mais de um canal de distribuição

Como vender mais 2

Nesse ramo comercial, é sempre importante se fazer a pergunta: Quais são os canais de distribuição da minha empresa? Quando se tem isso bem definido, é possível partir para as análises de benefícios.

Então, saiba que mudando os locais de oferta dos seus produtos ou serviços, você pode obter resultados muito interessantes. A resposta para como vender mais talvez esteja aqui.

Desse modo, vale a pena ressaltar que não existem regras. Algumas empresas se dão melhor em plataformas online, enquanto outras em lojas físicas. Por isso, é importante que você avalie bem aonde seu negócio se encaixa melhor.

Entretanto, essa tarefa não é simples. É necessária uma pesquisa muito detalhada. Você precisa levar em consideração os efeitos causados nos seus clientes. Para isso veja algumas dessas variáveis:

  •           Vendas online;
  •           Mala direta;
  •           Atacadistas;
  •           Varejistas;
  •           Distribuidores;
  •           Representantes externos.

Assim, é mais fácil de você visualizar como seu negócio irá se sair nos diversos tipos de canais. Falando nesse último, apesar da infinidade de opções, as mais populares são 5. Acompanhe abaixo.

  •           Lojas físicas;
  •           Lojas virtuais como sites e-commerce;
  •           Revendedores;
  •           Representantes de vendas;
  •           Distribuidores de atacado e de varejo.

Lembre-se que o modelo do seu negócio também influencia na eficiência de cada canal.

Crie estratégias para fortalecer seu relacionamento com o cliente

Com a evolução do mundo digital, o networking nunca se fez tão necessário. A capacidade de criar uma rede de contatos pode ser a chave para alavancar um negócio.

Assim, como vender mais deixa de ser uma questão individual, podendo ser compartilhada com outras pessoas. Isso é importante tendo em vista que da troca de experiências, podem surgir ideias brilhantes.

Portanto, não tenha medo em se relacionar com outros grupos que dividem os mesmos problemas comerciais. Claro, fique atento a concorrência, mas não deixe que isso te atrapalhe.

Uma dica é conversar com outras pessoas da área que não são seus concorrentes diretos, ainda que tenham o mesmo público-alvo. Desse modo, você consegue até criar estratégias em conjunto, fazendo com que todos os envolvidos se beneficiem disso.

Então, existem várias formas de fazer isso. O patrocínio é uma delas. Tente unir dois produtos que podem ser complementares. Geralmente essa tática funciona muito bem no mercado.

Assim, isso só é possível quando se tem pessoas para pensar junto. Use isso para promover seu negócio de maneira orgânica e inteligente. Lembre-se sempre de aprender com as vivências de outros profissionais. Você pode evitar muitos imprevistos com essa ação.

Como vender mais: Construa uma boa reputação

Como vender mais 4

Essa é uma das principais tarefas de quem tem um empreendimento. Ser bem visto pelos seus clientes é a única maneira de fazer com que seu negócio evolua. Ninguém irá comprar um produto de uma pessoa que não passa confiança.

Portanto, sempre se preocupe em deixar a melhor impressão possível. Isso pode ser feito de diversas maneiras, sendo uma delas garantir que seus clientes sejam bem atendidos. E ainda, acompanhe o processo pós compra.

Além disso, estude bem os seus produtos. É necessário que você tenha total propriedade sobre eles, assim seu público vai ter certeza que você é um expert na sua área de trabalho.

Então, essa dica serve tanto para quem está começando e quer aumentar as vendas, para quem já está no mercado e busca o mesmo objetivo. O importante é tentar construir essa reputação desde cedo, pois quanto mais tarde, mais difícil será de muda-la, se for o caso.

Também, na própria tarefa da captação de leads, essa característica é fundamental. Seus clientes só serão seus de fato, se houver confiança e respeito, não esqueça disso. Na hora de estudar estratégias de como vender mais, leve isso em consideração.

Faça uso do marketing

Como vender mais 5

Essa dica é essencial para qualquer empresa. As ferramentas de automação de marketing são muito efetivas no crescimento de um negócio. Principalmente se você não tem intenção de aumentar sua equipe de vendas.

Assim, é mais simples de executar mais atividades em menos tempo, ainda que com pouca gente. O marketing é muito útil também na prospecção de novos leads. Com ele você consegue qualificar cada um deles.

Ainda, com o uso de softwares seu time consegue elaborar métodos de abordagem e captação mais eficientes. E também, pode avaliar como anda o progresso do seu negócio. Portanto, não deixe essa ferramenta de lado, ela vale muito a pena.

Crie novas soluções e trabalhe com simplicidade

Um erro que muitos profissionais cometem, é pensar no produto ou serviço antes de qualquer coisa. De fato, isso é algo importante, mas para alavancar seu negócio, vale a pena priorizar outra coisa, soluções.

Então, busque um problema que afeta sua persona, que você gostaria e acha que seria capaz de resolver. Principalmente se o seu foco for aumentar seu catálogo de ofertas. Essa etapa exige bastante pesquisa, mas é recompensadora.

Feito isso, você vai elaborar um produto que seria eficiente em resolver esse problema. Claro, também é necessário levar em consideração se o que você desenvolveu é viável ou não para o mercado. Não vá atrás de coisas muito complexas, foque na facilidade.

Desse modo, como vender mais não será uma preocupação. Isso acontecerá naturalmente. Lembre-se que hoje em dia os clientes querem as soluções mais simples e eficazes.

Saiba se destacar

Você jamais irá ter um grande empreendimento se não for reconhecido. Portanto, invista em estratégias que faça com que as pessoas saibam quem é você e o que seu negócio faz.

Assim, é necessário saber o que sua empresa tem de diferente das outras do mesmo setor. Que característica é algo particular? É o seu preço que é menor? É a qualidade do seu produto? O seu atendimento? É possível se destacar em todas essas e mais outras coisas.

Então, foque em um ponto e trabalhe para que ele seja de fato algo digno de uma posição privilegiada na visão de seus clientes. Além disso, todas as dicas aqui citadas, quando bem aplicadas, farão com que esse reconhecimento chegue.

Como vender mais: use gatilhos mentais

Como vender mais 3

Umas das ferramentas mais utilizadas no ramo comercial é o gatilho mental, tema abordado no livro As armas da persuasão, de Robert B. Cialdini. No entanto, é importante saber como aplicá-las, e o momento certo. Caso contrário, o resultado não será nada satisfatório.

Assim, gatilhos mentais são técnicas usadas para fazer com que seu cliente tome uma decisão. Existem diversos tipos, que funcionam de maneira distinta. Aqui, é necessário muito estudo. Não se pode usar todos eles de uma vez, bem como escolher só um e forçar uma situação.

Desse modo, o equilíbrio é a melhor resposta para saber como vender mais. Veja alguns exemplos de gatilhos que podem ser usados no seu negócio.

  •           Prova social;
  •           Escassez;
  •           Autoridade;
  •           Reciprocidade;
  •           Porque;
  •           Simplicidade;
  •           História;
  •           Especificidade.

Como vender mais: Prepare bem a sua equipe

Se você possui um time específico para vendas, é fundamental que você invista no preparo dele. Busque treinamentos e novas formas de deixar seus funcionários aptos a resolver qualquer situação.

Além disso, é importante que sua equipe permaneça motivada. Desse modo, é muito mais fácil que seus resultados melhorem. Ainda, garanta que todos os membros tenham os objetivos da empresa em mente. Assim, todos trabalham em sintonia.

O mundo das vendas muda a todo momento e se você não se adaptar a ele verá outras empresas passarem na sua frente. Por isso, pratique as dicas de como vender mais dadas aqui e verá os resultados. 

A prospecção de clientes é a arma fundamental de como vender mais, além das inúmeras dicas que passamos aqui. Com novas ações, sua empresa conseguirá novos resultados e o melhor, positivos. Garantindo maior rentabilidade e saúde da marca.

Quer acompanhar outros conteúdos como esse e garantir estratégias assertivas no munda das vendas? Acompanhe nosso blog, com conteúdos atualizados com as melhores ferramentas e técnicas do mercado!

Banner PAP

×

Conteúdo

Treinamento Online Gratuito para Pré Vendedores

Quer aprender a prospectar?

Clique no botão abaixo e inscreva-se em nosso curso gratuito de Introdução a Prospecção B2B.