Sales Navigator: O que é e como funciona?

Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Conteúdo

O Sales Navigator é uma das grandes ferramentas utilizadas por gestores de vendas. A sua eficiência em captar novas oportunidades de negócio, é o fator determinante da sua popularidade.

Ela possui uma série de recursos internos, permitindo que o usuário adquira uma maior proximidade com seu potencial cliente. Usado de maneira correta e inteligente, é possível obter resultados surpreendentes com ela.

Portanto, esse artigo tem o objetivo de te deixar por dentro do Sales Navigator. Confira como ela funciona, e quais são as melhores alternativas para usufruir ao máximo da mesma. Não deixe de conferir.

Sales Navigator, definindo essa ferramenta

Esta é uma das ferramentas que fazem parte do Linkedin. Apesar de ser um recurso pago, muitos usuários optam por ela como uma forma de criar estratégias de captação e venda.

Nesse contexto, uma das suas principais funções é fazer um perfil de segmentação entre as empresas e clientes, que estão em um potencial de decisão. Além disso, com ela é possível desenvolver um esquema de interação escalonado e de alta eficácia.

Essa ferramenta é muito utilizada por profissionais que trabalham com social selling. Apesar de servir para diversos tipos de negócio, o modelo B2B (Business to Business) é um dos que mais se beneficia com o uso da ferramenta. 

Isso porque através dela, a formação de parcerias e prospecção de novos clientes em potenciais se torna algo mais acessível. As possibilidades dentro dessa plataforma são imensas. Agora vamos para a parte prática.

Como funciona o Sales Navigator

Linkednd Sales Navigator 1

Qualquer profissional dessa área tem como tarefa a captação de clientes e oportunidades, certo? Ao longo dos anos, novas alternativas vêm surgindo para que essa atividade seja um pouco menos complicada. É aí que entra o Sales Navigator e seu mecanismo de funcionamento.

No quesito de buscar clientes em potencial, ele é excelente. Isso porque o mesmo te mostra quais os usuários que estão ali e que se encaixam com o perfil da sua persona com o seu ICP (Ideal Customer Profile, em Português, Perfil de Cliente Ideal). Muito importante ter esse conceito bem elaborado antes de tudo.

Essa etapa de segmentação não é feita aleatoriamente. O algoritmo do próprio LinkedIn dá suporte para essa ferramenta. Isso acontece através da análise dos dados de usuários e outras empresas que utilizam essa rede de comunicação.

É por meio dela que os profissionais conseguem mostrar sua carreira e conquistas. Tudo isso, ao mesmo tempo em que buscam formas de melhorar sua trajetória. 

Portanto, o volume de dados ali é impressionante. Isso é o que faz dessa plataforma, em conjunto com essa ferramenta, uma combinação excelente em tarefas de prospecção e captura.

Além disso, você pode tranquilamente criar listas para monitoramento de leads. Tudo com base nos dados que foram passados anteriormente. Essa inteligência na hora de se trabalhar com essas informações, pode ser o diferencial para qualquer negócio.

Possibilidades dentro da ferramenta Sales Navigator

Linkednd Sales Navigator 2

Talvez, você tenha percebido ao longo desse texto que os recursos disponíveis por essa ferramenta são inúmeros. Agora acompanhe a fundo o que cada um dele pode te proporcionar.

Realização de pesquisas no nível avançado

Quem trabalha com vendas pode facilmente prospectar e encontrar novos leads com esse recurso de busca inteligente. No manuseio do mesmo, é possível visualizar leads que já acompanham seu negócio.

Ainda, dá para analisar as conexões em comum, observar menções e posts. Se algum lead tiver mudado seu status de emprego ou função, você também tem acesso a essas informações.

O Sales Navigator permite que você alterne esses filtros da maneira diversa. Assim, é mais fácil testar estratégias que funcionam melhor para seu objetivo final.

Indicações de clientes

Isso é uma das coisas bastante comuns de se acontecer entre grupos de profissionais e clientes. No entanto, aqui esse processo ocorre em uma dimensão muito maior.

Então, por meio dos contatos que já se tem, você pode achar novos leads para seu negócio. Para isso, basta se dirigir a barra de menu da ferramenta e selecionar visualizar semelhante. Assim, você consegue explorar ainda mais as oportunidades.

Conta InMail

Esse já um recurso gratuito que o LinkedIn oferece. Porém, você só pode enviar alguma mensagem para pessoas que já faz parte da sua rede de contatos no Linkedin. A ferramenta paga dessa plataforma, permite que um upgrade seja feito nas possibilidades.

Com ela, você consegue alcançar outras pessoas que não são contatos prévios. No entanto, as mensagens são de tamanho mediano, não podendo passar de 1900 caracteres. É preciso montar um texto que passe todas as informações de maneira concisa.

Pesquise um pouco mais sobre seu alvo. Assim, você pode fazer uso de alguma informação e já cativar o mesmo com sua mensagem. Lembre-se que é importante estudar os dados que você tem em mãos.

Uma das vantagens do InMail, é que ele costuma ter menos acúmulo de mensagens do que um e-mail regular. Dessa forma, você tem mais chances que seu lead te veja e confira o que foi enviado, sem se perder no meio de tanta coisa.

Essa é uma ótima forma de criar um laço mais forte com o seu cliente em potencial. Um dos recursos mais interessantes que essa ferramenta paga oferece.

Banner PAP

Dados referentes às vendas, tudo em tempo real

Com o Sales Navigator, toda sua pesquisa se torna mais dinâmica e simplificada, mas igualmente rica. Na página inicial, ele já te disponibiliza um panorama completo onde você pode observar as vendas e os seus clientes em potencial.

Tudo isso te deixa sempre atualizado sobre quaisquer mudanças na disposição dos seus contatos. Assim, você não corre o risco de trabalhar em cima de dados que não correspondem à realidade. Isso é fundamental para a criação e validação de estratégias.

Contudo, outra vantagem que esse recurso proporciona, é sempre saber o que está sendo compartilhado. Isso independente se são pessoas da sua lista de contatos ou não. O fator determinante aqui é o termo “tempo real”.

Isso pode ser uma forma mais rápida de definir quem são seus leads, e qual abordagem pode ser mais interessante para o mesmo. A economia de tempo nessa etapa, pode refletir do sucesso de outras que precisam de uma dedicação maior.

“TeamLink”

Quem é usuário da ferramenta tem direito ao que se chama de TeamLink. Esse é, portanto um recurso que vem com a intenção de complementar ainda mais a base de dados primária que se tem sobre os leads.

Com ele é permitido identificar quais dos seus clientes em potencial possuem uma conexão de primeiro ou de segundo grau com você. Essa é mais uma estratégia que possibilita a criação de um relacionamento com seu público-alvo.

Além disso, analisando quem são essas pessoas, você pode até mesmo desenvolver uma estratégia que ajude a converter leads em clientes mais rápida. Tudo vai depender do quão criativo se é para usar o que esse recurso oferece.

No entanto, se você está no início ou não tem nenhuma conexão mais recente, fique tranquilo. O TeamLink também foi pensado para você. Basta salvar sua pesquisa nele.

Desse modo, então, você saberá sempre que um de seus conhecidos estabelecer um contato com seu lead. Isso é mais simples do que ter que toda hora atualizar as informações referentes à sua rede.

Ainda, com esse recurso do Sales Navigator, você pode visualizar conexões em comum com outro colega de trabalho. A depender do caso, é possível encurtar ainda mais o caminho de aproximação entre você e seu potencial cliente.

Todas essas alternativas devem ser testadas sempre de acordo com seu objetivo. Com os testes, é possível entender qual faz mais sentido para a sua realidade. 

Uma coisa é fato, a facilidade aqui é muito maior do que a dos métodos mais convencionais. Por isso, mesmo se você não estiver familiarizado com essa ferramenta, vale a pena investir em compreender melhor sua estrutura.

Como utilizar o Sales Navigator de forma eficiente?

Linkednd Sales Navigator 3

A primeira coisa a se fazer então, é realizar sua inscrição no formulário da ferramenta. Depois configure com base nos seus objetivos e ICP. Esse é um tipo de planejamento que já se deve ter bem estabelecido.

Todo o processo é bem intuitivo, não apresentando quaisquer dificuldades de manuseio. Durante as etapas você vai personalizando o perfil, segmentos, localizações e cargos desejados.

Uma dica que pode facilitar ainda mais, é se você tiver integração com a plataforma através do seu CRM (Customer Relationship Management). Desse modo, você consegue fazer uma sincronização, importando todos os seus contatos.

Se esse não for o caso, não tem problema. Basta seguir os passos de direcionamento. Feito esse processo de configuração, pronto. Você já pode dar início a construção da sua lista de leads.

No decorrer do tempo, você pode ainda utilizar as opções de filtro inteligente. Eles estão no menu de navegação, de maneira bem simples de encontrar. Dentre as opções de seleção tem-se palavra-chave, empresa, entre outros.

Quem decidirá quais parâmetros serão importantes nas suas análises é você mesmo. Assim, a chance de captar informações que são relevantes para obter bons resultados nas suas estratégias, se torna muito maior.

As maiores vantagens dessa ferramenta

O Sales Navigator é um complemento fundamental para o LinkedIn. Essa última quando usada isoladamente ainda provém resultados satisfatórios. Porém, quando combinadas, o patamar é outro bem maior.

O nível de vendas de um negócio depende diretamente do chão a persona é conhecida. E também, de como se dá às relações com esse cliente em potencial.

Os recursos acima, quando bem utilizados, conseguem realizar um mapeamento preciso dos leads. E claro, isso influencia diretamente na aquisição de clientes.

Para reforçar a necessidade dessa ferramenta, o LinkedIn divulgou um dado muito interessante. As taxas de conversão e de ticket médio, de negócios que usam essa ferramenta, é de 5% e 35%, respectivamente.

Esses números podem ser ainda mais promissores caso você tenha uma equipe de inteligência comercial. Ela saberá melhor que ninguém selecionar os dados para tomar decisões assertivas para o empreendimento.

Quanto custa esse investimento?

Essa ferramenta tem três versões disponíveis que correspondem a três planos distintos. São eles o Professional, o Team e o Enterprise. É importante que você analise qual deles vai te dar mais opções de acordo com suas metas.

Também, vale a pena estudar sobre adquirir um plano anual ou mensal. Saiba que no primeiro, você tem um desconto de 25% nas parcelas mensais. A depender do tempo que você pretende utilizar esses recursos, talvez essa alternativa seja mais interessante.

Além disso, com o Sales Navigator, você tem a oportunidade de usar a free trial. Ela dura um período de 30 dias até que a primeira cobrança seja feita. O valor mensal é de R$ 239,99.

No entanto, fique alerta. Caso você queira cancelar esse serviço, preste atenção na data na qual a cobrança foi estabelecida. Assim, você não corre riscos de pagar por algo que não está mais usufruindo.

Algumas dicas para melhorar ainda mais o desempenho do Sales Navigator

Linkednd Sales Navigator 4

1- Mantenha seu perfil sempre atualizado

Isso passa a sensação de comprometimento, o que pode agradar muito seus potenciais clientes. Ainda, permite que eles desenvolvam uma confiança mais rápida no seu trabalho.

Um perfil que não tem dados importantes, ou que não é claro sobre seus objetivos, não consegue chamar atenção. A credibilidade nesse caso é quase que inexistente. Por isso, é interessante se dedicar nessa etapa.

Então, sempre tenha bem definido seu cargo, título, contato, resumo, experiência e foto. Você pode até utilizar algumas estratégias específicas de SEO para ajudar a formar essas conexões.

2- Separe bem os seus leads

É importante que você tenha um controle sobre seus clientes em potencial. Isso pode ser feito por meio de Tags e outros recursos na plataforma. Essa organização permite que você não perca tempo em coisas desnecessárias como procurar dados específicos.

Assim como todo serviço, essa ferramenta só será funcional se for bem organizada. Portanto, ainda que demande um tempo maior, invista nesse primeiro passo. Seus resultados e métricas serão mais visíveis.

Pronto, agora você já sabe tudo sobre a extensão do LinkedIn, o Sales Navigator. Lembre-se de combinar os recursos e de ter sua persona muito bem definida. Só dessa forma suas estratégias serão eficazes e seu negócio irá continuar crescendo.

Como vimos, o Sales Navigator é uma ferramenta que pode acrescentar em grande escala na captação de clientes para a sua empresa. Isso porque faz o trabalho de segmentação para que você chegue até o cliente ideal.

Mesmo sendo uma ferramenta paga, é possível solicitar uma demonstração gratuita. Assim, você conhece na prática e passa a fazer parte dos mais de 2 milhões de company pages que usufruem dos benefícios do Sales Navigator.

Banner PAP

×

Conteúdo

Treinamento Online Gratuito para Pré Vendedores

Quer aprender a prospectar?

Clique no botão abaixo e inscreva-se em nosso curso gratuito de Introdução a Prospecção B2B.