fbpx

Como Escolher o Melhor Stack de Vendas e Marketing Para a Sua Empresa

Compartilhar no linkedin
LinkedIn 0
Compartilhar no facebook
Facebook 0
Compartilhar no twitter
Twitter

Você sabe como escolher o melhor stack de vendas e marketing para o seu negócio?

O mercado B2B brasileiro tem avançado com grande força nos setores de marketing e vendas. Trazendo consigo soluções presentes em um bom stack de vendas.

Já se fala muito sobre inbound, SEO, redes sociais, e até mesmo analytics. Para vendas, é comum o uso dos CRM’s, também o estudo aprofundado das práticas inside sales vs. oubound sales.

Não sabe do que estamos falando? Tudo bem, neste artigo vamos explicar o que é um bom stack de vendas e marketing para empresas B2B, e como fazer para selecionar as melhores ferramentas.

Boa leitura!

Aproveite para conhecer a B2B Stack e encontrar a melhor solução para o seu empreendimento.

O que é stack de vendas e marketing?

O stack é formado por uma série de ferramentas utilizadas para a execução dos processos.

Então, se estivermos falando de um Stack de marketing, serão ferramentas desse setor e se for um Stack de vendas, serão outras.  Vamos esmiuçar.

Antigamente, vocês instalariam um sistema único, por exemplo: planilhas. Elas seriam usadas pelo pessoal do RH, pelo setor de Vendas, pela galera do Marketing.

Enfim, todos teriam uma planilha para chamar de sua, mas isso acabou!

Hoje, os Stacks são compostos por ferramentas online que auxiliam a execução de uma tarefa. Por exemplo, uma solução para escrever artigos online, como a que estamos usando agora para criar essa publicação.

Empresas de menor porte e startups obtém vantagens em substituir a planilha por um CRM, por exemplo.

A evolução do marketing e das vendas da empresa pode fazer o CRM ser integrado à uma ferramenta de automação de e-mail marketing, ou de pré-vendas, follow up. As opções são diversas.

As grandes empresas, com setores de marketing e vendas robustos, preferem buscar soluções completas nas automações. O que não é um problema, há diversas opções chamadas all-in-one que são excelentes Stacks de vendas para esse perfil.

Vamos analisar todas elas.

Confira também: O que é Finanças e Contabilidade?

Melhor stack de vendas e marketing 1

Qual é a importância do Stack de vendas e marketing?

Após definir uma estratégia comercial, ou uma estratégia de geração de leads e um modelo de prospecção, as ferramentas simplificarão a implementação e o monitoramento das atividades.

Sem o Stack de vendas correto você não consegue coletar os dados necessários e programar as atitudes a serem tomadas. O planejamento perde em Data e a execução perde em efetividade.

Como funciona o stack de vendas e marketing?

O Stack de marketing existe para gerenciar leads com produtividade. Um Stack eficiente possui ferramentas que geram os leads, categorizam e ainda fazem o controle das informações.

Perceba que são tarefas que tomariam um tempo precioso da sua equipe de marketing. Se essas ações ficassem por conta dos profissionais.

Conheça algumas das ferramentas que o time de marketing precisa para aumentar a produtividade.

Categorias de serviços para o stack de marketing

Gestão de Mídia

Ferramentas que permitem a criação e o gerenciamento de centenas de anúncios em pouco tempo. Aumentando a eficiência e a agilidade a suas campanhas.

A ferramenta vai permitir que você insira diversos títulos, descrições e imagens nos anúncios. Automaticamente criando todas as combinações possíveis.

Além do controle dos anúncios, estão inclusas nesta categoria as ferramentas para gestão de notícias relacionadas à sua marca em diversos meios de publicidade.

Gestão de Mídias Sociais

Facilita a gestão dos diferentes canais sociais. Permite agendar publicações, obter relatórios sobre engajamento e crescimento. Também permite gerenciar todas as mensagens, identificar menções, hashtags e até mesmo Palavras-chave.

As mais comuns são: Seekr, Buffer, AgoraPulse, Hootsuite e SproutSocial.

Webinar

Servem para a criação e a execução de eventos online, como a elaboração de palestras em tempo real com opção para comentários dos alunos que estiverem assistindo. Uma das mais conhecidas é o Zoom.

Outras opções são: Adobe Content, Click Meeting, GoTo Webinar, Webinars OnAir, Google Hangouts.

SEO

Ajudam a posicionar as páginas nos mecanismos de busca. Servem para analisar como está a relevância do site e apontam oportunidades de otimização. Apesar das regras de rankeamento mudarem bastante de tempos em tempos.

Uma ferramenta SEO ainda é a melhor bússola que a empresa pode ter em busca das primeiras posições do Google, por exemplo.

As mais eficientes são: Link Research Toolts, SEMRush (essa, uma tendência no mercado), a SEO PowerSuite e o Web CEO.

Analytics

Analisam a eficiência do site. Mostram também onde seus usuários estão abandonando, onde estão clicando, etc.

Você terá informações como: mapa de calor e a gravação da navegação do usuário. Mapa de calor aponta onde seus usuários estão clicando e onde ficam mais tempo.

Já a gravação da navegação, como o nome diz, mostra o caminho percorrido pelo usuário dentro do seu site.

As mais famosas são: Kiss Metrics, Hotjar, Klipfolio, Google Analytics (inclusive, criadora do termo), a Mixpanel e também a Crazyegg.

Veja essa solução incrível para o seu stack de vendas e marketing: conheça a Ramper.

Automações para stack de vendas e marketing

Automação de marketing fala sobre softwares usados para automatizar o marketing na empresa. Por exemplo: criação de landing pages, cadastro de leads, e-mail marketing, fluxo de automação, qualificação de leads e medição de resultados.

As ferramentas mais comuns são: AWeber, Mautic, Campaign Monitor, Salesforce Pardot, Infusion Soft, RD Station, PIPZ Automation, LeadLovers, MailJet, Marketo, SharpSpring, Hubspot.

E-mail Marketing

Ajudam na criação de campanhas de disparos de e-mails em massa e/ou captura de e-mails.

Algumas são: Active Campaign, Optinmonster, SUMO, Act-on, Vertical Response, Get Response, Mail Chimp, essa última um sucesso pela sua simplicidade.

Uma das melhores soluções para o seu Stack de Vendas: conheça o Pipedrive.

Marketing de conteúdo

As ferramentas de Marketing de Conteúdo servem para auxiliar na elaboração das estratégias, no desenvolvimento do conteúdo, na publicação e no acompanhamento dos resultados.

As duas mais conhecidas no Brasil são: Contentools e a RockContent.

Melhor stack de vendas e marketing 2

Ferramentas de Stack de vendas

Agora vamos falar das ferramentas que estão diretamente relacionadas com o setor de vendas da empresa.

Veja uma lista completa com as melhores ferramentas para o stack de vendas:

Geração de leads

Ferramentas de geração de leads são aquelas que proporcionam dados dos potenciais clientes. Ajudam na identificação de novas oportunidades baseado em alguns critérios.

Elas também se integram com plataformas de gestão de vendas. Expandindo as possibilidades de gerenciamento dos dados.

Alguns exemplos são: Econodata, Crowdtaskt, Neoway, Sales Navigator (ferramenta utilizada no LinkedIn).

Inteligência de e-mails

Auxiliam na obtenção de e-mails de contatos pré-selecionados. A ferramenta pode possuir uma base de dados própria ou estar conectada ao Linkedin.

As mais comuns são: Hunter, Ramper e Rapportive.

Você não pode montar o seu Stack de vendas sem conhecer uma das insuperáveis em CRM: veja mais sobre a RD Station.

Como montar seu stack de vendas e marketing?

Perceba que são diversas ferramentas, soluções, funcionalidades, preços, tamanhos e serviços. Cada um dos nomes citados traz em si uma série de facilidades que serão indispensáveis para a sua empresa.

Escolher o stack correto é algo que cada empresa precisa avaliar por si. Descobrindo quais são as áreas que precisam de uma automação.

Temos certeza que haverá uma solução pronta e funcional para os setores fundamentais na sua empresa B2B.

Ficou com dúvidas ou gostaria de saber mais sobre stack de vendas? Acompanhe as nossas publicações. Estamos sempre trazendo novidades para facilitar a atuação da sua empresa.

Programa de Aceleração em Prospecção 13