Como Aplicar o Outbound Marketing para Startup

Compartilhar no linkedin
LinkedIn 0
Compartilhar no facebook
Facebook 0
Compartilhar no twitter
Twitter

Como Aplicar o Outbound Marketing para Startup

O outbound marketing é uma estratégia importante para startups, pois influencia diretamente nas vendas.

Desse modo, é possível gerar receita previsível e escalável. No entanto, dentro do mercado de startups, assim como em outros mercados, é preciso adaptações.

Afinal de contas, esse mercado é bastante específico e possui uma dinâmica diferenciada que visa a inovação e uso da tecnologia.

Por isso, é comum que ocorram constantes mudanças em seus procedimentos. De modo que seja possível se manter à frente da concorrência.

Ao longo deste artigo iremos mostrar como usar essa estratégia para em uma startup.

Outbound Marketing em Uma Startup

O Que É Outbound Marketing?

Antes de falar sobre sua aplicação direta dentro de startups, é importante definirmos como funciona essa estratégia.

Portanto, podemos definir o outbound marketing como uma técnica de prospecção ativa.

Isso porque a forma de atrair potenciais clientes acontece com uma abordagem direta. Na qual, você vai até o cliente ao invés de “esperar” por ele.

Como acontece, por exemplo, via inbound que faz uma atração mais passiva através da criação de autoridade em um nicho.

Um exemplo que utilizado no livro que exemplifica, que utilizar a estratégia Inbound é buscar os leads com redes.

Enquanto Outbound é ir em busca de clientes com arpão.

Isso porque, no Inbound, por mais que você “desenhe” os conteúdos e anúncios para as pessoas que você pretende impactar, invariavelmente poderá surgir pessoas fora deste perfil.

Já no Outbound, as chances disso acontecer são menores uma vez que você definiu quem é o seu ICP (Ideal Customer Profile) e como encontrá-lo.

Por isso a importância de definir o seu ICP antes de colocar em prática sua estratégia de Outbound, assim você saberá como chegar até ele de forma eficaz.

O que evita que investimentos realizados não alcancem os resultados da empresa.

Qual A Importância Do Outbound Marketing Para Startups?

Acima, falamos um pouco sobre o conceito de outbound marketing de uma forma geral dentro de qualquer mercado.

 

Outbound Marketing em Uma Startup

Porém, as startups são empresas que possuem um sistema diferenciado. Podemos defini-las como um negócio incerto, inovador e mutável.

Isso porque seu objetivo é criar um modelo escalável quem faz uso da tecnologia para oferecer aos clientes melhorias que se baseiam em:

  • Feedbacks;
  • Pesquisa de mercado;
  • Experiência do usuário;
  • Sucesso do cliente.

Ou seja, através da internet elas surgem para criar empresas menos burocráticas, mais econômicas e automatizadas.

Tanto para seu time de outbound ou time de inbound, quanto para os consumidores que não querem perder tempo.

Essas empresas atuam em um sistema fail fast, ou “fracasse rápido”, que viabiliza ideais rapidamente e as abandona na mesma velocidade, caso não dê certo!

Sendo possível partir para uma nova tentativa de produto ou serviço. Com isso, as empresas conseguem economizar dois recursos inestimáveis:

  • Tempo;
  • Dinheiro.

É justamente aí que a ideia de outbound marketing se mostra tanto útil, quanto fundamental.

Afinal de contas, se os testes precisam ser rápidos ao definir a viabilidade de um produto/serviço. Não podemos esperar que o público seja atraído de forma passiva, certo?

Programa de Aceleração em Prospecção

Vendas Outbound Nas Startups

Dessa forma, o time de vendas dentro de uma startup devem ser feitas principalmente no campo estratégico do outbound.

Uma vez que, essas empresas precisam agir de forma mais investigativa. O que permite que elas consigam ter mais assertividade sobre:

  • Validação de premissas;
  • Segmentação do público;
  • Alterações necessárias em seu produto/serviço.

Essas características constroem um banco de dados poderoso que será utilizado para melhorar suas vendas e campanhas.

Já que é possível mensurar de forma ágil como o público reage ao que está sendo oferecido. Bem como, permite que o sistema fail fast funcione.

Pois, será possível fazer alterações ou deixar de lado uma ideia que mostra baixa ou zero viabilidade que pode levar ao fracasso.

Isso só é possível quando a abordagem ao público é direta, imediata. Realizar apenas inbound marketing nesses casos torna a startup obsoleta.

Devido à falta de ação na abordagem que espera o cliente ir até ela, sem saber sua viabilidade, enquanto a concorrência inova constantemente.

Mas, com o outbound marketing a marca irá se conectar imediatamente com o público. Isso ajuda na capacidade de escalar vendas baseando-se na reação do público!

Portanto, ela se mostra vital para que empresas descubram como funcionam suas demandas de vendas e como tornar isso algo escalável.

Outbound Marketing em Uma Startup

 

Como Funciona Outbound Marketing

Assim sendo, se as startups atuam em um meio incerto, é preciso utilizar estratégias de curto prazo para validar suas ações.

De modo que elas possam identificar quando seguir em frente com uma ideia. Ou então, quando alterá-la ou descartá-la para atender ao público.

Senão, ela cai na malha fina das empresas que veiculam um produto ou serviço bom, mas, que possuem uma pequena demanda.

Em resumo, o outbound irá definir se uma startup se encontra rumo ao sucesso ou não. Por isso, abaixo irei mostrar como fazer isso!

1. Ideal Costumer Profile:

Comece então, definindo o seu Perfil Ideal de Cliente para que seja possível criar abordagens mais assertivas e diretas.

Para isso utilize as pesquisas de mercado para conhecê-los melhor. Bem como, para descobrir em quais canais de comunicação estão presentes.

  • Faixa etária;
  • Perfil de interesses;
  • Localização geográfica;
  • Desejos e necessidades;
  • Poder aquisitivo.

Antes de falar com o público, você precisa entender o que eles consideram invasivo para evitar isso e o seu afastamento.

Uma vez que, a forma como você irá se comunicar define a imagem da startup. Logo, essa precisa estar na mesma página que seus consumidores, certo?

2. Crie sua estratégia de outbound marketing:

Após definir o seu ICP e por quais meios irá se conectar a eles, é importante trabalhar em alguns detalhes que vão aumentar visibilidade e a conversão em vendas.

  • Cold mail: O cold mail, e-mail frio em inglês, pode ser a forma mais eficaz e inexplorada de ampliar a rede de relacionamentos. Na verdade, é uma forma de construir uma rede sem depender de ninguém e não é tão estressante como uma chamada “fria”, ou cold call em inglês.
  • Cold Call: Existem algumas maneiras de aquecer suas cold calls, ligações de prospecção podem não ser sua coisa favorita – a rejeição pode ser dura, mas é a chave para descobrir e identificar grandes e novos prospects. Infelizmente, a maioria das cold calls tem uma baixa taxa de sucesso devido a um simples fato: elas vêm muito frias.
  • Redes Sociais: Passe algum tempo no LinkedIn para conhecer seu prospect. Pode ser intimidante pegar o telefone e ligar para uma pessoa com potencial de negócios. Pode ser tão desconfortável para quem está recebendo a ligação, mas não precisa ser assim. Experimente as dicas acima e avise-nos se elas ajudarem a aquecer suas ligações de prospecção.

Ou seja, aqui você precisa trabalhar as mais diversas abordagens focando em atingir o seu perfil ideal de consumidor.

Ao mesmo tempo que, busca analisar suas reações. Já que isso determina qual a demanda do produto/serviço e se há necessidade de fazer alterações.

Com isso, você sabe se a estratégia de comunicação e atendimento usada atrai e cria engajamento, ou não!

3. Tudo termina em métricas:

Por fim, para completar o sistema de fail fast será preciso analisar todos os dados obtidos com a implementação dessas estratégias.

Isso serve basicamente para definir duas questões importantes. A primeira delas é identificar em qual nicho de mercado você está atuando.

A segunda é se as estratégias de vendas, estão alcançando os resultados esperados.

Caso sim, identifique quais são os pontos fortes da startup responsáveis por isso. Bem como, os fracos que ainda precisam ser aperfeiçoados.

Mas, se os resultados não foram bons para a marca, identifique se o erro está relacionado a forma como você aborda o público.

  • Comunicação;
  • Atendimento;
  • Campanhas;
  • Soluções.

Ou pelo simples fato de o produto/serviço não atender as expectativas. É aí que, dependendo da gravidade que ele deverá:

  • Sofrer alterações para atender ao público;
  • Ser descartado abrindo espaço a novas ideias.

Com isso, você consegue manter uma empresa rumo ao um desenvolvimento de sucesso, pois ela estará alinhada às necessidades do mercado atuante.

Outbound Marketing em Uma Startup

Conclusão

Ao longo deste artigo, vimos como aplicar o outbound em um Startup dentro das startups.

Como dito antes, esse tipo de empresa atua de forma mais incerta. Uma vez que, se baseia na tecnologia para atender as necessidades do público.

Mas, as constantes inovações tecnológicas permitem mudanças até mesmo diárias que definem essa capacidade e suas vendas.

Sejam ele caracterizado por mudanças simples e práticas, ou até mesmo, através do descarte de ideias que se mostram inviáveis!

O que você acha que dessa estratégia e como acredita que ela poderá lhe ajudar? Conte para nós nos comentários e compartilhe este conteúdo nas redes sociais.